Découvrez les évènements passés et à venir dans le monde entier et en ligne, qu’ils soient organisés par le CIFOR-ICRAF ou auxquels participent nos chercheurs.

{{menu_nowledge_desc}}.

CIFOR–ICRAF publishes over 750 publications every year on agroforestry, forests and climate change, landscape restoration, rights, forest policy and much more – in multiple languages.

CIFOR–ICRAF addresses local challenges and opportunities while providing solutions to global problems for forests, landscapes, people and the planet.

We deliver actionable evidence and solutions to transform how land is used and how food is produced: conserving and restoring ecosystems, responding to the global climate, malnutrition, biodiversity and desertification crises. In short, improving people’s lives.

Governança de Paisagens Florestais: Impactos Sociais da Bricolagem Institucional em São Félix do Xingu

Export citation

Em debates internacionais sobre florestas, há um reconhecimento crescente da importância da abordagem de paisagem ("landscape", em inglês) para tratar de forma efetiva o desmaamento global. Perspectivas e teorias institucionais têm dado forma e modificado a percepção dos problemas ligados a escolhas individuais e coletivas em paisagens florestais. Essa tese explora os impactos sociais das instituições que moldam a dinâmica de redução do desmatamento no município de São Félix do Xingu, Estado do Pará. Sob a ótica das percepções de diferentes atores locais, a tese analisa as três principais medidas que colaboraram para a redução do desmatamento no município desde 2008: o embargo federal, o pacto municipal contra o desmatamento ilegal e o programa de paisagens sustentáveis. Com um foco nos pequenos produtores, o trabalho visa identificar os desafios associados à governança de paisagens florestais e características que contribuem para o seu sucesso, a fim de gerar perspectivas para uma abordagem de governança mais integrada na Amazônia. Instituições estão em constante movimento entre o que é estabelecido e o que acontece na prática, de forma a possibilitar, mas também impedir, escolhas e ações individuais. Esse processo, no entanto, pode reproduzir esigualdades estruturais. O conceito de bricolagem institucional, nesse sentido, é utilizadopara examinar a natureza complexa e heterogênea da governança de paisagens florestais e adinâmica em que instituições, redes, práticas e significados se concretizam em São Félix do Xingu. A análise institucional das medidas aqui analisadas demonstrou que as mesmas não são adaptadas às necessidades e capacidades dos pequenos produtores. O papel desses atores no desenvolvimento regional e rural sustentável pode ser significativamente aumentado.
    Publication year

    2015

    Authors

    Gebara, M.F.

    Language

    Portuguese

    Keywords

    forest governance, landscape

    Geographic

    Brazil

Related publications