{{menu_nowledge_desc}}.

CIFOR–ICRAF publishes over 750 publications every year on agroforestry, forests and climate change, landscape restoration, rights, forest policy and much more – in multiple languages.

CIFOR–ICRAF addresses local challenges and opportunities while providing solutions to global problems for forests, landscapes, people and the planet.

We deliver actionable evidence and solutions to transform how land is used and how food is produced: conserving and restoring ecosystems, responding to the global climate, malnutrition, biodiversity and desertification crises. In short, improving people’s lives.

Alternativa agroflorestal na Amazónia em transformação

Export citation

Na posição em que nos encontramos atualmente, é difícil acreditar que, há pouco tempo atrás, a conceituação do termo “agroflorestal” era pouco conhecida. Contudo, nas últimas 3 décadas, a visão e a dedicação de milhares de profissionais de diversos continentes elevaram a visibilidade da ciência – e da prática agroflorestal – como um instrumento dotado de enorme potencial para transformar vidas e paisagens em todo o mundo. Até a criação do Centro Mundial Agroflorestal (Icraf), em 1978, tanto em iniciativas de pesquisa como na prática de aproveitamento de recursos naturais, agricultura e floresta eram tratadas como dimensões excludentes. Ao mesmo tempo, a forma como pequenos produtores agrícolas – e povos tradicionais dos trópicos – integravam bosques ou plantio de árvores com cultivos agrícolas, já vinha demonstrando o enorme potencial de tais associações para beneficiar a sociedade e o ambiente. Faltava ainda acionar o elemento científico, para que de forma integrada com o conhecimento tradicional, esses produtores e associações viabilizassem estratégias produtivas para efetivamente explorar tal potencial. Desde o início de sua atuação, pesquisadores do Icraf, em conjunto com outros pesquisadores de instituições nacionais de pesquisa, como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), têm colaborado com agentes de desenvolvimento e com comunidades rurais, para melhor compreender as modalidades e trajetórias de sistemas agroflorestais em todo o globo, e identificar formas para melhor adaptar e disseminar as inovações agroflorestais que se demonstrem efetivas. Esses profissionais foram pioneiros num modelo de pesquisa integrada interdisciplinar o qual busca soluções para desafios complexos relacionados ao uso e manejo de recursos naturais.
    Publication year

    2009

    Authors

    Porro R

    Language

    Portuguese

    Keywords

    agroforestry, rural areas

    Geographic

    Brazil

Related publications