Explore eventos futuros e passados ​​em todo o mundo e online, sejam hospedados pelo CIFOR-ICRAF ou com a participação de nossos pesquisadores.

Découvrez les évènements passés et à venir dans le monde entier et en ligne, qu’ils soient organisés par le CIFOR-ICRAF ou auxquels participent nos chercheurs.

Jelajahi acara-acara mendatang dan yang telah lalu di lintas global dan daring, baik itu diselenggarakan oleh CIFOR-ICRAF atau dihadiri para peneliti kami.

{{menu_nowledge_desc}}.

Brasil: Dia da Amazônia é dia de mobilização pelas agroflorestas

Oficinas comunitárias são uma oportunidade para agricultores familiares tirarem suas dúvidas sobre como implantar agroflorestas e quais benefícios elas trazem.

No Dia da Amazônia, CIFOR-ICRAF Brasil divulga os benefícios das agroflorestas. Foto: CIFOR-ICRAF Brasil.

No Brasil, a data de 05 de setembro marca a celebração pelo Dia da Amazônia. Para o CIFOR-ICRAF Brasil é dia de divulgação e mobilização pelas agroflorestas na Amazônia.

Nesta terça-feira (05), será realizada oficina comunitária no município de Concórdia do Pará para um bom diálogo com os agricultores e agricultoras familiares da comunidade Nova Galiléia sobre os benefícios das agroflorestas e as oportunidades com o Projeto Acelerador de Agroflorestas e Restauração, que está sendo implantado em municípios do Nordeste do Pará pelo CIFOR-ICRAF Brasil.

Esta não será a primeira vez que a equipe técnica do CIFOR-ICRAF vai à Concórdia do Pará. Para preparar uma oficina comunitária, e falar diretamente com os produtores, é necessária uma articulação antecipada.

“A mobilização para as oficinas comunitárias é feita, inicialmente, a partir de contatos com diversos atores representantes do município (secretarias, sindicatos, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural – EMATER, entre outras instituições). Por meio desses representantes é realizada a aproximação com as lideranças das comunidades. Então, é realizada a oficina com as lideranças e, em seguida, com a comunidade interessada”, explicou Francinete Almeida, técnica agroflorestal do CIFOR-ICRAF Brasil.

Durante a oficina preparatória com as lideranças locais, realizada em junho, foram apresentadas algumas das atividades realizadas na Unidade Demonstrativa 01, que pertence ao agricultor Dedi Nascimento e está localizada na comunidade Nova Galiléia. Na ocasião, foi reforçado o papel da UD como uma área que será utilizada pelo projeto Acelerador e pelo município para treinamentos e capacitações em sistemas agroflorestais (SAFs).

A oficina comunitária é um momento para explicar o que são agroflorestas e suas vantagens e as possibilidades aportadas pelo Projeto Acelerador de Agroflorestas e Restauração. Além de recuperar áreas improdutivas ou degradadas, apoiar a regularização ambiental de agricultores familiares e diversificar a produção de alimentos (para consumo próprio ou para venda), o projeto vai viabilizar mecanismos para participação no mercado de créditos de carbono, além de capacitar técnicos (as) agroflorestais para ofertar assistência aos agricultores familiares.

A realização da oficina conta com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAGRI) e da Conselheira Elizete Moreira.

“No Dia da Amazônia, será importante ressaltar a necessidade de recuperação de áreas degradadas ou improdutivas. Além disso, os sistemas agroflorestais são muito importantes para a segurança alimentar das famílias e para a diversificação de produtos que serão colocados à venda pelos agricultores. Restaurar com agrofloresta, é dizer sim a vida; é confirmar que queremos garantir a biodiversidade e uma vida melhor para as próximas gerações”, concluiu Francinete Almeida.

Autora: Denise Oliveira – d.oliveira@cifor-icraf.org